Quinteto Violado

MÚSICAS

Quinteto Violado

Autor: Luna Cohen

Componentes Quinteto Violado:
Marcelo Melo (Voz, Violão e Viola)
Ciano Alves (Flautas e Violão)
Roberto Medeiros (Percussão e Voz)
Dudu Alves (Teclados e Voz)
Sandro Lins (Baixo)

QUINTETO VIOLADO

A VIDA DA GENTE PODE SER MELHOR

LETRA A VIDA DA GENTE PODE SER MELHOR
LUNA COHEN GRUP

Ter o Chagas não é o fim de tudo
Pois saiba que a vida da gente pode ser melhor
A esperança é o motor que move o mundo
Saúde é o mais importante pode acreditar

E existe um lugar
Que alguém pode te ajudar
Vamos juntos sem medo que tem muito chão pra caminhar
O medo não, não pode não
O medo não vai te dar a vida
Seu coração batendo são
Que você merece ser feliz
O medo não, não pode não
O medo não vai te dar a vida
Seu coração batendo são
Que você merece ser feliz. (bis)

INSTITUCIONES COORDINADORAS

logo-arefice

INSTITUCIONES COLABORADORAS

Fundació FC Barcelona, la; el Grupo de que hablamos cuando hablamos de Chagas (CONICET, UNLP, CIIE) de Argentina; Fundación Leo Messi; Federación Internacional de Asociaciones de Personas Afectadas por la Enfermedad de Chagas (FINDECHAGAS), Programa de Control de la Enfermedad de Chagas de la OMS.

Quinteto Violado

QUINTETO VIOLADO Y BEATCHAGAS

Después de un tiempo de haber grabado la canción “A vida da gente pode ser melhor”, la Dra. Crsitina Carazzone y el Dr. Wilson Oliveira Jr. del grupo de Recife (Brasil) del Ambulatório de Doença de Chagas e Insuficiência cardíaca- PROCAPE- de la Universidad Federal de Pernambuco; nos comentaron la posibilidad de realizar una versión de la misma en estilo frevo, un estilo característico del nordeste brasileño. Nos pareció una magnífica idea, llegar más cerca de las personas, de sus sintonías, de su sia-a-dia. Finalmente el grupo nos ofreció está magnifica versión, llena de alegría, vida y ritmo.

¿CÓMO NACIÓ QUINTETO VIOLADO?

Quinteto Violado é um conjunto instrumental-vocal brasileiro formado em 1970, na cidade de Recife, que se caracteriza pela interpretação de músicas nordestinas e a realização de pesquisas sobre o folclore brasileiro. O seu estilo musical é o FREE Nordestino.

Apresentou-se pela primeira vez, ainda sem a denominação que o tornou famoso, em janeiro de 1970, na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco. Em outubro de 1971, quando se apresentou no Teatro da Nova Jerusalém (Fazenda Nova PE), seus integrantes foram chamados de "os violados", nascendo dai o Quinteto Violado. Gilberto Gil os apresentou ao produtor Roberto Santana, da Phonogram, e o aparecimento do conjunto foi exaltado por Caetano Veloso. E logo começaram a mostrar seu trabalho por todo o Brasil e também outros países. Além da música, realizaram trabalhos didáticos, ministrando oficinas de música em escolas pernambucanas.

A estreia internacional do Quinteto Violado aconteceu um ano depois, no Mercado Internacional de Disco e Edição Musical - Midem, realizado na cidade de Cannes,França. A participação neste evento resultou no lançamento do primeiro disco do grupo e do LP "A Feira no Japão". Nesta mesma viagem o Quinteto foi até Paris, onde se apresentou no Olympia, ao lado de Jorge Benjor, Toquinho e Vinícius de Moraes.

Quinteto Violado

PUBLICACIONES RELACIONADAS

Que no tengan miedo de nosotros: el Chagas según los propios protagonistas

Mariana Sanmartino, Andrea Avaria Saavedra, Jordi Gómez i Prat, Ma. Cristina Parada Barba & Pedro Albajar-Viñas. Que no tengan miedo de nosotros: el Chagas según los propios protagonistas. Interface: Comunicação Saúde Educação. 2015; 19 (55): 1063-75.